quinta-feira, 29 de março de 2012

Economia do Nordeste no Segundo Reinado


  No nordeste em geral era produzido cana de açúcar em larga escala, pois o açúcar brasileiro era muito importante para sua economia. Também havia, no nordeste, produção de cacau na Bahia e cultivo de algodão em Pernambuco, Ceará e Maranhão. 

Economia do Nordeste atualmente

 * No setor primário:A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, produzido principalmente por Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Também é importante destacar os plantios de soja (Bahia, Maranhão e Piauí), algodão (Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), tabaco (Alagoas e Bahia) e caju (Piauí, Paraíba e Ceará), além de uvas finas, manga, melão, acerola e outros frutos para consumo interno e exportação (Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte). Destacam-se ainda os plantios de Cacau em Ilhéus e Itabuna e de feijão em Irecê, no estado da Bahia.
Na bahia também se destaca a criação de gado.

 * No setor secundário: A indústria é mais forte e diversificada em regiões metropolitanas como a do Recife, a de Salvador e a de Fortaleza.
 Destaca-se a produção de aços especiais, produtos eletrônicos, equipamentos para irrigação, barcos, navios, cascos para petróleo, automóveis, baterias, chips, softwares e produtos petroquímicos, além de produtos de marca com valor agregado, calçados de couro e de lona e tecidos de todos os tipos.

 * No setor terciário: No Nordeste, o setor terciário é um dos que mais crescem nos últimos tempos, tendo destaque principalmente Bahia e Pernambuco. 
-Turismo: O imenso litoral com praias belíssimas, muitas intocadas, que são comparadas apenas as do Caribe, colocam o Nordeste entre as grandes rotas de turismo mundial. Milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportos nordestinos todos os anos. Há alguns anos os estados vêm investindo intensamente na melhoria da infraestrutura, criação de novos polos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo.


PIB no nordeste:

 A Região Nordeste é, atualmente, a terceira maior economia do Brasil entre as grandes regiões. Sua participação no Produto Interno Bruto brasileiro foi de 13,5% em 2009.
A cana de açúcar ainda é o principal produto produzido no nordeste. O algodão e o cacau também continuam a ser produzidos. Hoje, o nordeste também se destaca por suas industrias e pelo turismo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário